Odontologia para bebês

Os cuidados com a dentição do seu bebê começam já na gestação. Sim, as mães que tiveram um acompanhamento odontológico pré-natal estão bem mais preparadas e confiantes para agir preventivamente, diminuindo significativamente as chances de surgirem cáries ao longo do tempo. Também outros diagnósticos podem ser feitos precocemente, com impactos expressivos na vida do recém-nascido.
As gestantes recebem orientações sobre aconselhamento nutricional, amamentação, uso racional da mamadeira e chupeta, transmissibilidade da cárie, quando e como iniciar a limpeza bucal, as escovas e cremes dentais ideais e diversas outras informações sobre os cuidados necessários com a saúde bucal desde o nascimento do bebê.
Recomenda-se que a primeira visita da criança ao consultório seja já aos 6 meses de vida, sendo que a periodicidade das consultas varia para cada paciente. O exame e acompanhamento feito pela Odontopediatra é importante para checar se o posicionamento do frênulo lingual está normal, se não há comprometimento da movimentação da língua e se há dificuldades na sucção e deglutição. Há bebês que têm dificuldades no aleitamento justamente por conta da chamada língua presa, e o diagnóstico na hora certa faz toda a diferença. Também a respiração bucal é muitas vezes detectada durante uma primeira visita ao consultório odontológico.
A Odontologia para Bebês é o caminho mais seguro para se obter dentes saudáveis e uma saúde bucal em ordem. Sem dúvida alguma, a prevenção é a melhor forma de serem evitados problemas odontológicos futuros.