Lentes de contato (laminados cerâmicos)
Os dentes que possuem alterações significativas em suas cores, formas e texturas, podem ser tratados com as chamadas facetas, também denominadas como laminados cerâmicos ou lentes de contato.
São próteses extremamente finas porcelana que são cimentadas sobre os dentes no intuito de alterar suas cores, formas, e mesmo compensar os desgastes que ocorrem ao longo do tempo. O dentista necessita diagnosticar corretamente o que está originando essas desarmonias e apresentar as melhores alternativas de tratamento disponíveis.

As facetas são geralmente feitas por um técnico de prótese dentária trabalhando a partir de um modelo e planejamento fornecidos pelo seu dentista. As facetas geralmente são irreversíveis porque é necessário remover uma pequena quantidade de esmalte dos dentes para acomodar a prótese. Existem casos, no entanto, que nenhum desgaste se faz necessário. Tudo isso é bem avaliado antes da realização dos procedimentos
As facetas de porcelana podem mascarar condições indesejáveis, como aquelas encontradas em dentes manchados por tetraciclina ou após o tratamento de canal nos dentes anteriores. Pacientes com espaços entre os dentes da frente (diastemas) ou dentes com restaurações extensas desfavoráveis são candidatos a receberem os laminados cerâmicos.
Normalmente, a confecção desses laminados cerâmicos envolvem pelo menos três ou quatro compromissos, quando são realizados os seguintes procedimentos: diagnóstico e planejamento de tratamento, ensaio restaurador (mock-up), preparo, moldagem, prova (try-in) e cimentação.