top of page

Biossegurança e esterilização eficiente

  • Foto do escritor: Dr. Joviniano Oliveira
    Dr. Joviniano Oliveira
  • 4 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Uma clínica odontológica, visando a melhor qualidade dos seus atendimentos, não deve apenas parecer limpa, mas deve estar realmente limpa ao nível microscópico. O sangue e a saliva humanos estão cheios de patógenos, bactérias e vírus. Para eliminá-los de forma eficiente são necessários diversos procedimentos, que visam a manutenção da biossegurança.



Mas o que é biossegurança, afinal?  Este termo se refere a uma condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente. Do ponto de vista de uma clínica odontológica, é imprescindível que sequências de rotinas sejam adotadas para eliminar os agentes biológicos, agindo diretamente na contenção e eliminação dos riscos de exposição a doenças. Assim, é imprescindível a desinfecção e esterilização dos instrumentais após cada uso.

Durante a pandemia da COVID tivemos a oportunidade de ver inúmeras reportagens sobre a utilização dos EPIs (Equipamentos de proteção individual), que diminuem os riscos ocupacionais das equipes de saúde. Daí a importância da utilização de jalecos, óculos de proteção, luvas, viseiras, propés, dentre outras medidas.



A esterilização e a desinfecção não se limitam apenas à limpeza dos instrumentos, e são considerados processos muito mais complicados. Esta postagem do blog explorará a importância da desinfecção e esterilização na clínica odontológica.


O que é esterilização em clínica dentária?

A esterilização pode ser definida como o processo que elimina toda a vida microbiana. Conforme explicado nos parágrafos iniciais, o sangue e a saliva de um paciente são capazes de transportar bactérias nocivas e podem causar doenças como tuberculose, hepatite, estreptococos e herpes, entre outras.


Se o equipamento odontológico não for esterilizado adequadamente, essas bactérias e vírus nocivos podem infectar outros pacientes e funcionários. É por isso que a esterilização é extremamente importante em uma clínica odontológica. O equipamento mais eficiente neste processo é a autoclave, um equipamento onde o equipamento odontológico é aquecido a uma temperatura de até 134 graus, na presença de calor úmido, para matar todos os patógenos, incluindo esporos de bactérias.


O que é desinfecção de clínica odontológica?

A desinfecção pode ser definida como o processo que elimina quase todos os organismos patogênicos, mas não os esporos bacterianos. Produtos químicos líquidos são normalmente usados ​​para este processo. O objetivo da desinfecção é eliminar os patógenos da superfície para garantir que ela não seja capaz de transmitir patógenos infecciosos.



Benefícios da esterilização e desinfecção

Administrar um consultório odontológico é um trabalho árduo. Muito trabalho é feito nos bastidores para garantir que o equipamento e a área do paciente sejam desinfetados e esterilizados após cada uso. Sem práticas adequadas de esterilização e desinfecção, seria difícil o funcionamento de uma clínica odontológica.

Aqui está uma lista de alguns dos principais benefícios da esterilização e desinfecção em uma clínica odontológica:

·         Previne a propagação de doenças infecciosas como hepatite, herpes e outras.

·         Mantém os funcionários protegidos contra vírus e bactérias.

·         Ajuda na prevenção da transmissão de doenças por contato superficial.

 

Os instrumentos de higiene bucal entram na boca das pessoas e entram em contato com saliva e sangue. Naturalmente, estes instrumentos precisam ser esterilizados adequadamente para garantir que ninguém mais seja exposto a estes vírus e bactérias nocivos. Com um protocolo adequado de esterilização e desinfecção, a equipe da clínica odontológica pode garantir que os agentes infecciosos nunca sejam transmitidos a outros pacientes ou funcionários. É importante manter os funcionários saudáveis ​​e protegê-los de doenças.



A desinfecção regular e a esterilização adequada são as chaves para manter o pessoal saudável e evitar a exposição a micróbios nocivos. A desinfecção também é necessária para evitar a transmissão de doenças através do contato com superfícies. Muitos vírus ou bactérias prejudiciais podem permanecer vivos na superfície durante várias horas e, se as pessoas entrarem em contacto com uma superfície exposta, podem contrair essas doenças prejudiciais.



Esterilização em Odontologia: Elementos Chave

O uso de produtos químicos pode eliminar uma variedade de patógenos, mas a maioria dos desinfetantes não é capaz de matar todos os esporos bacterianos. É por isso que o processo de esterilização em autoclave é uma das práticas padrão em odontologia para a esterilização adequada de equipamentos odontológicos. Em uma autoclave, o equipamento odontológico é aquecido a uma temperatura de 134 graus em alta pressão por um determinado período de tempo.

O vapor puro penetra então em todos os cantos e recantos dos instrumentos para garantir que todas as superfícies do equipamento sejam devidamente esterilizadas e nenhum microrganismo permaneça vivo. Depois de esterilizados, os instrumentos deverão ser devidamente conservados para manter a esterilização por um certo tempo.

 

Autoclave

 

Nossa primeira autoclave foi adquirida em 1992, época em que a grande maioria das clínicas odontológicas funcionava com outro tipo de equipamento: estufa. Isso, de certa forma, demonstra nossa preocupação em melhor servir nossos pacientes. Ao longo destas 3 décadas fomos evoluindo, substituindo as autoclaves por equipamentos mais eficientes e seguros. Outros quatro equipamentos foram adquiridos e chegamos a 2022 com uma autoclave super moderna, com diversos níveis de controle para garantir um processo de esterilização absolutamente perfeito.




Também são feitos testes biológicos semanais para aferir a qualidade do processo de esterilização e são utilizados indicadores de esterilização a cada processo. Nossa autoclave é do tipo Gravitacional com esterilização por vapor saturado sob pressão positiva. Isso nos dá confiança em prestar nossos atendimentos na melhor das condições, cumprindo todos os requisitos que a Biossegurança exige.


 
 
 

Fale conosco pelo WhatsApp!

Botão WhatsApp
LOGO PNG 2 (1).png

Responsável técnico

Dr. Joviniano Martins de Oliveira Junior

CRO-DF 2393 | EPAO-915

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page