O que é uma frenectomia e quando ela é necessária?
- Dra. Giuliana Maria Frisso
- 14 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2022

O que é uma frenectomia? Uma frenectomia é um procedimento cirúrgico relativamente simples que requer a remoção do freio (ou frênulo) da cavidade oral, geralmente porque está mal posicionado, é volumoso, possui uma relação desfavorável em relação à gengiva ou por questões fonéticas.
Se você nunca ouviu falar disso antes, não se preocupe, não é um termo tão comum assim. Basicamente são dois os tipos de freios: lingual e labial. O freio lingual é formado por tecido conjuntivo e está localizado entre a base da língua e o assoalho da boca. Já o freio labial conecta o lábio à gengiva, tanto no arco superior quanto no arco inferior.
Quando esses tecidos são muito extensos, vigorosos ou largos podem causar problemas de fala, causar separações dentárias (diastemas) e até causar retrações gengivais.
Quando é necessária a Frenectomia?
O freio lingual exagerado tem o inconveniente de restringir a movimentação lingual, podendo haver problemas na fonação em função da chamada “língua presa”.
Em bebês, o freio lingual mal posicionado pode dificultar a amamentação, o que pode resultar em perda de peso para a criança.
Um freio labial muito vigoroso é suficiente para manter os incisivos centrais superiores separados. Essa condição é chamada de diastema, e mesmo um tratamento ortodôntico para corrigir isso pode necessitar de uma correção cirúrgica previamente à instalação do aparelho.
Como é feita a frenectomia?
A frenectomia é um procedimento feito sob anestesia local, que demora cerca de 15 a 30 minutos. Após a anestesia são feitas incisões por meio de lâminas de bisturis ou utilizando laser de alta potência como o laser de Argônio, por exemplo.
Ao término da cirurgia são necessárias suturas na região. Na maioria dos pacientes o pós-operatório ocorre sem grandes complicações. É possível haver um ligeiro inchaço, mas há medicamentos para controlar isso, assim como a dor também. Em muito pouco tempo o paciente já se alimenta normalmente, sem grandes transtornos.
Vantagens
Há pouco ou nenhum risco envolvido na realização de uma frenectomia. Podemos resumir suas vantagens em:
· Eliminação da chamada língua presa com grande melhoria da fonação
· Maior facilidade para o bebê durante a amamentação.
· Diminuição do risco de haver retração ou recessão gengival.
· Procedimento cirúrgico feito de forma rápida e indolor.

É muito importante que essas condições sejam avaliadas por um bom Clínico Geral, um Periodontista ou uma Odontopediatra.
Entre em contato conosco para fazermos uma avaliação do seu caso!
Comments