top of page

Terceiros molares (sisos) precisam sempre ser extraídos?

  • Foto do escritor: Dr. Joviniano Oliveira
    Dr. Joviniano Oliveira
  • 16 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2022


Os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes de nossas arcadas e, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre precisam ser removidos. A condição para mantê-los é que eles estejam saudáveis, articulando corretamente e que sejam capazes de ser limpos adequadamente como parte das práticas regulares de higiene.

Muitas vezes, os dentes do siso não têm espaço para nascer da melhor forma possível e acabam criando problemas para os demais dentes. Por meio de radiografias panorâmicas os dentistas podem identificar algumas condições clínicas e prever problemas com os dentes do siso antes mesmo deles surgirem. Isso significa que você pode nem estar sentindo dores ou incômodos quando o dentista recomenda uma extração.










Dentes do siso podem nascer em inclinações diversas, às vezes até de forma horizontal, e levar a uma série de problemas, tais como:

  • Permanecendo completamente escondido dentro dos maxilares, os dentes impactados. Dentes do siso impactados às vezes podem até causar patologias como cistos;

  • Apenas emergindo parcialmente através da gengiva, criando uma passagem livre para o crescimento bacteriano. Devido aos dentes do siso serem difíceis de alcançar como parte da limpeza diária, um dente do siso parcialmente irrompido permite que as bactérias cresçam, aumentando as chances de doença gengival ou processos infecciosos agudos;

  • Dentes do siso são difíceis de manter limpos e podem até causar cáries ou reabsorções radiculares nos dentes imediatamente à frente deles, situações essas que trazem muita dificuldade para a restauração ou até mesmo isso pode ser impossível de ser feito, fazendo com que estes dentes precisem até ser removidos.


Normalmente os dentes do siso são removidos no final da adolescência ou por solicitação ortodôntica. No entanto, a remoção dos dentes em uma idade mais jovem antes que as raízes sejam totalmente formadas pode facilitar a execução da cirurgia, fazendo com que a recuperação pós-operatória seja mais tranquila. Em algumas situações, os pacientes que têm seus dentes do siso removidos ainda não estão experimentando as consequências negativas da presença, sendo essas cirurgias realizadas como medidas preventivas.



Felizmente, nem todos os terceiros molares necessitam ser removidos. O seu dentista está apto a lhe sugerir sobre a conveniência ou não dessas remoções, e também o melhor momento para realizá-la.


Importante estar atento a alguns sintomas nessas regiões, que podem contribuir para a decisão pela remoção desses dentes:

  • Dor

  • Infecção repetida de tecido mole atrás do último dente inferior (pericoronarite)

  • Doença da gengiva (gengivite, presença de sangramento gengival, halitose)

  • Extensa cárie dentária no próprio dente ou no dente à frente do siso.

Uma boa avaliação clínica e radiográfica é tudo o que você necessita para saber se há ou não a necessidade de remover os seus sisos. Precisando fazer uma avaliação, entre em contato por meio do 61-98122-7123 ou 61-3321-9023.


Comentários


Fale conosco pelo WhatsApp!

Botão WhatsApp
LOGO PNG 2 (1).png

Responsável técnico

Dr. Joviniano Martins de Oliveira Junior

CRO-DF 2393 | EPAO-915

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page