Como cuidar da sua escova de dentes?
- Dr. Joviniano Oliveira
- 31 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2022
A importância de se manter uma boa higiene oral deve ser constantemente enfatizada. Isso inclui escovar seus dentes três vezes ao dia, lembrando que o mais importante é a qualidade dessa ação e não tanto a frequência da escovação. Há pessoas que escovam os dentes quatro ou seis vezes ao dia e mesmo assim não conseguem realizar uma limpeza satisfatória. Também não se esqueça do uso do fio dental diariamente, e considere também a utilização de um raspador de língua, que você encontra nas boas farmácias da cidade. Isso é muito importante para combater a halitose.
Diferentemente do fio dental e do raspador de língua, a escova requer certos cuidados para garantirmos seu melhor desempenho e manter sua eficácia, a manutenção periódica é essencial e normalmente negligenciada.
A boca carrega centenas de tipos de bactérias, que se transferem para as escovas de dente durante o uso. Além disso, as escovas de dentes também podem reunir as bactérias encontradas no ar ao redor da atmosfera de onde são armazenadas. E geralmente elas são armazenadas nos próprios banheiros, sobre as pias, ainda molhadas e próximas ao vaso sanitário. Sim, os coliformes fecais, logo após a descarga do vaso sanitário, podem se espalhar por toda a superfície do banheiro, podendo contaminar as escovas que estiverem ali por perto. Já pensou nisso?
Essas bactérias podem permanecer nas escovas por até uma semana, razão suficiente para mantê-las sempre limpas. O ideal mesmo é que as escovas ficassem armazenadas dentro de um armário ou gaveta e não ficarem expostas livremente no seu banheiro.
A seguir estão algumas recomendações a serem seguidas para obter o melhor de suas escovas de dentes. Isso ajudará a mantê-las limpas e adequadas para o uso:
A cada três meses você deve substituir a escova de dentes ou a cabeça da escova de dentes elétricas. Talvez até mais frequentemente que isso se as cerdas ficarem desgastadas, visivelmente emaranhadas, deformadas e gastas pelo uso. Aliás, é bom ficar atento para escovas que ficam com cerdas deformadas prematuramente. Isso pode ser sinal de força excessiva na escovação, que pode levar a retrações gengivais e sensibilidade dentinária.
Por óbvio que seja, não compartilhe escovas de dentes. Isso fará com que você entre em contato com os micro-organismos da outra pessoa, podendo afetar sua saúde como um todo.
Se você compartilha o mesmo recipiente para armazenar escovas de dentes com outras pessoas da sua família, não permita que suas escovas de dente entrem em contato uma com a outra. Isso é significativo para evitar riscos de contaminação cruzada, principalmente se alguém da sua família estiver gripado, resfriado ou com alguma outra infecção transmissível.
Trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta é uma excelente medida, evitando uma reinfecção. Ficou com esses sintomas, substitua sua escova. Não se esqueça disso.
A American Dental Association (ADA) recomenda manter as escovas de dente na posição vertical após o uso para deixá-las secar ao ar livre. É comum ver que as pessoas cobrem a escova de dentes com capinhas imediatamente ao uso, mas isso faz com que se mantenha um ambiente úmido, que é mais favorável ao crescimento de bactérias.
Não utilize o micro-ondas ou máquina de lavar para secar ou limpar suas escovas. Isso poderá prejudicar sua escova por conta das altas temperaturas que esses equipamentos possuem.
Após o uso, dê umas batidinhas na pia para remover o excesso de água na escova. Uma boa providência é utilizar algum antisséptico bucal para molhar as cerdas da sua escova por 30-60 minutos Isso pode ser feito semanalmente e você pode escolher qualquer um desses que são vendidos nos supermercados ou farmácias.
Com essas dicas para manter suas escovas realmente adequadas para o uso, estamos todos prontos para aproveitar ao máximo os cuidados com a higiene bucal. Lembre-se de que se você tiver alguma dúvida, seja em relação à limpeza da escova de dentes ou à higiene bucal em geral, é sempre bom conversar com seu dentista, que poderá lhe dar a melhor orientação.
Por último, não se esqueça que a técnica correta de escovação e do fio dental são imprescindíveis para manter sua saúde bucal em ordem.

Comments